X

EI, NÃO VÁ
EMBORA AINDA!

Entre em contato e receba uma consultoria especializada de nossa equipe. Você pode solicitar uma simulação sem compromisso e esclarescer todas as suas dúvidas!

ENTRAR EM CONTATO Agradecemos a visita!
25/05/2021 12h22 - Atualizado em 22/07/2021 14h33

A uberização é um conceito associado a ideia de economia compartilhada, que pode ser resumida como a relação direta entre prestadores e consumidores, sem intermediários atuando diretamente na tratativa estabelecida. Esse modelo de negócios foi consagrado e amplamente difundido pela Uber – plataforma de transporte privado urbano.

No Brasil e no mundo, esse tipo de solução inaugurou uma nova forma de fazer negócios, na qual consumidores passam a ter acesso a serviços mais eficientes e baratos. Pensando nas plataformas como a Uber e aplicativos de entrega, por exemplo, temos características muito marcantes, como contratação facilitada, preços competitivos, oferta de serviços em meio digital acionáveis a qualquer tempo, entre outros aspectos.

O mercado de locadoras, naturalmente, não poderia passar “imune” por essas mudanças, de modo que, os chamados grandes players do segmento já vem implementando inovações com o intuito de atender às expectativas dos clientes.

Para compreendermos como tem se dado esse processo, preparamos este artigo sobre a uberização e os possíveis impactos no mercado de locadores. Falaremos ainda sobre algumas sugestões de soluções que podem ser implementadas por empresas desse segmento. Continue a leitura e saiba mais.

A uberização e as locadoras: possíveis impactos

O avanço da tecnologia fez com que os consumidores buscassem e valorizassem produtos e serviços cada vez mais assertivos. Pesquisa realizada com pessoas e organizações do Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Austrália e Estados Unidos aponta que mais de 60% dos usuários não gostam de esperar por muito tempo entre o acionamento de um serviço e sua respectiva conclusão – impactando diretamente na experiência do usuário e na consequente avaliação da empresa.

Como apontado anteriormente, essa mudança de paradigma proporcionou uma guinada considerável da chamada economia compartilha, tendência que já chegou ao mercado de locadoras. Nesse novo contexto, sai na frente quem tiver as melhores condições de se adaptar a exigências dos consumidores.

Se antes era necessário preencher uma série de requisitos para atender uma solicitação de serviço, como o contato inicial, cadastro, diagnóstico do problema e só depois a sua resolução, agora a situação se inverteu. Em pouco tempo e com o mínimo de interação humana, é desejável que o serviço seja disponibilizado de forma ágil, segura e cômoda – auxiliando na qualificação do relacionamento junto ao público da empresa.

Como uma solução em ERP pode ser estratégica?

Pensando na necessidade de reconfiguração do modelo de negócios das locadoras, não poderíamos deixar de citar as soluções de ERP.

Para quem não conhece, ERP vem de uma sigla em inglês, que significa Enterprise Resource Planning, e pode ser traduzido em português para Planejamento dos Recursos da Empresa. No contexto de uma organização, o ERP é um Sistema de Gestão Empresarial, que auxilia nos processos de trabalho, a medida em que automatiza operações, transformando-as em atividades que podem ser conduzidas no âmbito de softwares.

Neste tópico, abordaremos algumas aplicações desse tipo de solução para locadoras. Acompanhe.

Gestão de contratos de locação

A gestão de contratos no âmbito de uma locadora é uma atividade absolutamente estratégica. Afinal, o volume de informações a ser gerenciado é significativo, trabalho que impacta diretamente no bom andamento do serviço ofertado.

Com um software de ERP, passa a ser possível:

· Numeração ordenada dos contratos. Em caso de renovação, um número sequencial é adicionado ao contrato original, de modo a facilitar o gerenciamento;

· Abertura de contratos em lote para um mesmo cliente;

· Renovação de contratos em lote para um mesmo cliente;

· Manutenção de histórico de substituições e cancelamentos.

Gestão de reservas

Para a gestão de reservas, podemos citar as seguintes funcionalidades:

· Controle de tarifas por contrato ou clientes;

· Indicadores de vendas com distinção por origem, tipo de serviço contratado, grupo de veículo e produtividade dos atendentes;

· Controle de disponibilidade e mapa de reservas por unidade da locadora;

· Integração entre reservas feitas de forma online e em loja física.

Gestão de manutenção

Para gestão de manutenção de sua frota, podemos citar as seguintes funcionalidades:

· Controle todos os atendimentos feitos aos seus clientes solicitando manutenção, com registro de atendimentos, encaminhamentos para cada caso e agendamentos;

· Controle de orçamento obtido junto a fornecedores, com manutenção de histórico para tomadas de preço mais competitivas;

· Emissão de ordem de serviço para validação da solicitação feita junto a fornecedores e garantia de que os valores cobrados procedem;

· Programe as manutenções de sua frota por tempo ou quilometragem. Essa funcionalidade alertará sobre o período de manutenção de seus veículos;

· Emissão de relatórios que mensuram despesas contraídas por veículo.

Gestão financeira

Para gestão financeira, podemos citar as seguintes funcionalidades:

· Controle de contas a pagar e receber por fonte de receita e despesa;

· Gerenciamento de pagamentos de impostos veiculares por final de placa, estados e modelos de veículos;

· Controle de financiamento de veículos por vigência do contrato, saldo devedor e modelo de veículos;

· Módulo de gerenciamento de contratos de empréstimo.

Gestão de multas e sinistros

Para a gestão de multas e sinistros, podemos citar as seguintes funcionalidades:

· Módulo para controle autuações por condutor e veículo;

· Permite anexar imagens dos veículos e qualquer documento relativo à ocorrência;

· Monta croquis do acidente;

· Permite descrever de forma eletrônica todas as avarias nos veículos envolvidos;

· Defina e controle pendências e prazos para acidentes e ocorrências.

Gostou de saber mais sobre os impactos da uberização no mercado de locadoras? Aproveite e conheça nossas soluções em ERP para empresas do segmento. Acesso nosso site e confira!