X

EI, NÃO VÁ
EMBORA AINDA!

Entre em contato e receba uma consultoria especializada de nossa equipe. Você pode solicitar uma simulação sem compromisso e esclarescer todas as suas dúvidas!

ENTRAR EM CONTATO Agradecemos a visita!
11/05/2021 15h21 - Atualizado em 22/07/2021 15h03

Você sabe como fazer o controle de estoque pelo app? Essa questão é muito importante, pois as empresas que conseguem gerenciar essa questão tendem a administrar melhor as entradas e saídas de materiais. Desse modo, evitam-se desperdícios e torna-se possível ter uma melhor gestão das finanças. 

O controle de estoque também possibilita que as companhias façam as compras de produtos no momento ideal e também evita com que itens fiquem paralisados nas prateleiras. Com isso podemos dizer que essa prática é um dos principais segredos das empresas de sucesso no mercado. 

Imagino que você esteja bastante interessado em saber mais sobre o tema. Pensando nisso, neste conteúdo explicaremos detalhadamente o que é controle de estoque, qual a importância dessa prática e também forneceremos dicas que o auxiliarão a fazer o gerenciamento pelo app. Continue com a gente. 

O que é controle de estoque? 

O controle de estoque também é conhecido como gestão de estoque trata-se do processo de assegurar que a quantidade ideal de mercadorias esteja disponível em uma companhia. Com os controles internos e produtivos adequados, essa prática ajuda as empresas a atenderem às demandas dos consumidores da maneira mais eficaz possível. 

Essa prática é fundamental para as organizações e envolve diversas tarefas. A gestão bem-sucedida de estoques necessita de informações precisas de compras, novos pedidos, armazenamento, satisfação do cliente, prevenção de perdas etc. 

Quando o acompanhamento e a gestão são feitos adequadamente torna-se possível otimizar os lucros e melhorar a satisfação do cliente. Isso acontece porque as empresas conseguirão reduzir custos e evitar a falta de mercadorias em estoque. 

O controle de estoque abrange todo o processo de compra, armazenamento e venda de produtos ou mercadorias. Essa questão merece atenção especial no seu negócio, pois ajudará a melhorar os lucros e também a satisfação dos clientes. 

Qual a importância dessa prática? 

Por diversos motivos, o controle de estoque é fundamental para empresas de diferentes setores e portes. O primeiro deles é que essa prática evita com que as organizações não façam compras em excesso, ou seja, em demasia. Dessa forma, evitam-se gastos desnecessários. 

Além disso, com um controle de estoque adequado torna-se possível evitar a falta de estoque, especialmente dos produtos ou mercadorias mais demandados pelos clientes. Desse modo, podemos dizer que essa prática ajuda as companhias a conseguirem mais oportunidades de negócio

Com a redução dos desperdícios e um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, a sua empresa terá a oportunidade de fazer novos investimentos estratégicos e que possam assegurar melhores resultados e expansão do seu negócio. Muito bom isso, não é mesmo? 

A gestão adequada do estoque, portanto, faz com que a produtividade aumente, contribui para a redução de gastos e reduz as perdas. Sobra, assim, mais capital para investir em recursos da própria empresa ou mesmo em investimentos financeiros. 

Como fazer o gerenciamento pelo app? 

Saber fazer o gerenciamento pelo app é fundamental para assegurar um bom controle de estoque. O aplicativo, inclusive, proporciona a praticidade de poder ser acessado de qualquer local, só é necessário ter acesso à internet. 

Entre os principais aspectos que merecem a atenção estão o planejamento, a revisão das entradas, o gerenciamento do inventário e contar com um aplicativo escalável para otimizar o processo. Destacaremos sobre essas questões detalhadamente na sequência do post. 

Planejamento 

Sem dúvida, o primeiro passo para assegurar um bom controle de estoque é o planejamento. Isso porque, a gestão de estoque é uma atividade exercida de forma contínua e, por esse motivo, deve ser revisada e atualizada frequentemente. 

Porém, antes de fazer qualquer alteração no estoque é muito importante fazer o planejamento do passo a passo para que seja possível evitar a ocorrência de erros, gargalos ou interrupções. 

Revisão das entradas 

A revisão cuidadosa das entradas é um dos elementos mais importantes do controle de estoque. Essa prática contribui para evitar com que ocorra a perda de um item. Nesse contexto, é muito importante revisar de maneira atenta as notas fiscais, notas de entrada e fazer o confronto, ou seja, a conferência dos itens físicos com o objetivo de verificar se está tudo certo. 

Gerenciamento do inventário 

Defina quem serão as pessoas responsáveis por fazer o inventário e defina os processos necessários para evitar ou reduzir possíveis erros de contagem. Também é importante contar com pessoas que conheçam o armazém e a localização dos produtos para que eles possam ser armazenados em um local adequado e também para que possam ser encontrados com facilidade. 

Nesse momento, é importante também atualizar todas essas informações no aplicativo para que as pessoas interessadas possam ter o conhecimento da localização exata de cada item do estoque. 

App escalável 

Muitas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, optam por adotar sistemas que atendem somente as necessidades de curto prazo, ou seja, não pensam no longo prazo. 

Com isso, com o passar o tempo, o controle de estoque se torna ineficaz para atender uma demanda maior. Por isso, é muito importante contar com um aplicativo escalável em nuvem, pois eles podem aumentar a capacidade de armazenar dados e fornecer as análises necessárias para acompanhar o crescimento das operações. 

Como é possível perceber, o controle de estoque é uma prática fundamental para empresas de diferentes setores e portes. Isso porque, essas são ajuda a diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos materiais e financeiros. A boa notícia é que há aplicativos que facilitam justamente esse trabalho. Considerando os benefícios do controle, vale muito a pena contar com eles no seu negócio. 

Este conteúdo na qual forneceremos dicas sobre como fazer o controle e a gestão de estoque foi útil para você? Compartilhe este artigo para os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação a esse relevante tema.