X

EI, NÃO VÁ
EMBORA AINDA!

Entre em contato e receba uma consultoria especializada de nossa equipe. Você pode solicitar uma simulação sem compromisso e esclarescer todas as suas dúvidas!

ENTRAR EM CONTATO Agradecemos a visita!
Categorias
05/08/2021 14h31 - Atualizado em 05/08/2021 14h40
Com a transformação digital causando grande interrupção em todos os setores, a indústria de óleo e gás também deve estar na vanguarda da adoção de tecnologias da nova era. Para uma indústria que viu cortes drásticos nos investimentos, apostar na automação de processos se tornou algo essencial.
 
A Robotic Process Automation (RPA), em especial, tornou-se um componente vital que permite otimizar os processos ao mesmo tempo que elimina as possibilidades de erros em uma indústria em que o menor deles pode custar caro. A RPA abre um novo leque de oportunidades para a indústria de oléo e gás.
 
Abaixo, você aprende mais sobre como essa tecnologia funciona e as aplicações dela na indústria de oléo e gás que estão transformando empresas em todo o setor. Acompanhe!

 

Primeiramente, o que é RPA?
Em português, a RPA significa automação de processos robótica e é exatamente isso: o uso de robôs para automatizar processos internos de negócios. Em termos mais técnicos, a RPA é uma tecnologia que torna mais fácil construir, implantar e gerenciar robôs de software que emulam ações humanas interagindo com sistemas digitais.
 
Os bots RPA — como podem ser chamados os robôs — são implementados para completar as tarefas mundanas e repetitivas que os humanos normalmente executam. Esses processos são demorados, caros para serem concluídos pelos funcionários e, devido à natureza repetitiva, estão sujeitos a erros humanos.
 
A RPA é uma solução para esses problemas. Ela é implementada como uma “força de trabalho digital” que pode realizar essas tarefas de forma mais rápida, barata, livre de erros e, ao contrário dos humanos, pode fazê-lo virtualmente 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A RPA pode ser implementada em cima dos sistemas subjacentes atuais e seus bots são frequentemente chamados de implementação sem código. Isso significa que o bot criado pela RPA vai trabalhar em cima dos seus sistemas como um humano faria.
 
Os bots também são feitos para interagir perfeitamente com vários sistemas ao mesmo tempo. Eles podem copiar e colar dados de um sistema para outro, extrair dados de documentos e texto, inseri-los em vários sistemas e até mesmo interagir com clientes por meio de um chatbot.

 

Onde a RPA pode ser implementada?
A RPA não é um fim para impulsionar a melhora no resultado final da empresa, mas sim um meio. Existem muitas oportunidades de implantação dessa tecnologia na indústria de óleo e gás, em áreas como: finanças e contabilidade, folha de pagamento, RH, análise de exploração, análise de produção de poço, relatórios operacionais, conformidade e desempenho de perfuração.
 
Essas áreas e muito mais nas indústrias de óleo e gás mostram um grande ROI (retorno sobre o investimento) após a implementação do bot RPA. Por exemplo, a conformidade do gasoduto é um processo baseado em regras, isso faz deste um lugar perfeito para implementar bots.
 
Nesta área, a RPA permite que as empresas monitorem todos os aspectos do ponto de vista de operações e os bots recorram a humanos quando necessário e levantem exceções. A capacidade de implementar exceções e disparar alertas para aprovação humana é outro conjunto de benefícios a considerar ao pensar em implantar a RPA.
 
Mas não é a única. Veja a seguir os benefícios da RPA para a indústria de óleo e gás.

 

RPA na indústria de óleo e gás: quais os benefícios?
Conheça abaixo os benefícios da implantação da RPA na indústria de óleo e gás.

 

1. Custos de implementação de tecnologia mais baixos
Ao implementar a RPA em suas operações de negócios, você será capaz de reduzir em grande medida os custos de implementação. Isso ocorre porque automatizar menos processos e torná-los mais simples exigirá menos esforço dos recursos de TI.
 
A remoção de etapas desnecessárias ou não relacionadas no processo também pode apresentar oportunidades para reduzir o número de pontos de integração entre os sistemas, o que pode ser um driver significativo para a redução de custos.

 

2. Uso eficaz de recursos humanos
Um dos maiores benefícios da implementação da RPA em um ambiente de negócios é que ela permite que os funcionários se concentrem em tarefas de alto valor, eliminando operações repetitivas e rotineiras.
 
Alguns aspectos das operações de negócios na indústria de óleo e gás requerem inteligência humana para uma execução adequada e não podem ser substituídas por um bot RPA. No entanto, o uso deles em outras áreas permite, justamente, que sua força de trabalho seja deslocada para essas tarefas e produza mais valor para o negócio.

 

3.Custos de manutenção contínua reduzidos
A introdução de novas tecnologias como a RPA em uma organização pode frequentemente aumentar os investimentos operacionais de TI, consumindo recursos de infraestrutura no local ou na nuvem. No entanto, os benefícios que podem ser obtidos com a integração dessas soluções superam com folga esses investimentos adicionais.
 
Processos menores e mais simples levarão a cargas de sustentação menores para sua equipe de suporte de TI com um número evidentemente menor de erros de processamento que requerem solução de problemas.
 
Patches, atualizações, extensões e melhorias para os sistemas subjacentes utilizados pelos processos automatizados serão menos caros como resultado de uma integração mais direta e requisitos mais compactos.

 

4. Maior confiabilidade
Crises de continuidade de negócios, como a pandemia do coronavírus, enfatizaram a necessidade de operar com eficiência, apesar da capacidade de TI significativamente prejudicada. Ao automatizar os principais processos, será muito mais fácil para as empresas continuarem suas operações de maneira ininterrupta, econômica e eficaz.
 
Além disso, cometer erros é uma ocorrência comum para os seres humanos. Um funcionário pode colar facilmente as informações copiadas no campo errado ou digitar incorretamente uma palavra específica.
 
No entanto, os bots RPA não cometem erros. Eles são extremamente precisos e as empresas não precisam se preocupar com erros que possam ser cometidos durante a execução de uma tarefa essencial para o funcionamento do negócio. Para completar, como já falamos, os bots podem trabalhar 24x7x365 — algo essencial em uma indústria que não pode parar.
 
Adicionar a automação de processos robóticos à sua empresa de óleo e gás oferece benefícios significativos às empresas, expressos na forma de serviço mais rápido e economia de custos. No entanto, há algum trabalho de preparação antes de você pular direto para este projeto.
 
Antes de começar, você precisará analisar seu negócio e priorizar quais processos automatizar primeiro, obter aprovações de orçamento e alocação de equipe e, em seguida, pesquisar como executar essa tecnologia.
 
Se precisar de ajuda, os especialistas da H&CO Technology estão prontos para ajudá-lo. Entre em contato conosco e saiba mais!