X

EI, NÃO VÁ
EMBORA AINDA!

Entre em contato e receba uma consultoria especializada de nossa equipe. Você pode solicitar uma simulação sem compromisso e esclarescer todas as suas dúvidas!

ENTRAR EM CONTATO Agradecemos a visita!
Categorias
05/04/2021 10h32 - Atualizado em 23/04/2021 16h02

 

A inteligência dos negócios é uma parte essencial de qualquer negócio que busca crescer de forma sustentável enquanto mantém ou aumenta sua margem de lucro. 

Com o surgimento dos sistemas computacionais, a inteligência de negócios passou a ser associada às ferramentas que a facilitam, mas na realidade esta é uma ciência e uma arte que, em sua forma mais básica, não requer o auxílio de software.

Provavelmente você o aplicou de alguma forma em seu negócio.

Business intelligence, na sua forma mais pura, consiste em recolher dados e processá-los de forma a permitir estabelecer a situação do assunto a ser investigado, o que permite tomar as decisões adequadas para o crescimento do negócio.

Por exemplo, para determinar os efeitos de uma promoção em um determinado item, os dados são obtidos primeiro sobre o número de clientes potenciais e clientes que foram obtidos durante aquele período. Uma vez disponíveis, estes dados são comparados com os resultados do mesmo período do ano anterior, bem como com um período com a mesma duração anterior ao em estudo. 

Isso permite que você determine o efeito que a promoção teve e, embora seja vista de uma forma genérica, você pode inserir e comparar pontos específicos. Pode ser que você queira comparar apenas os percentuais de conversão, verificar se houve diferença percentual no número de devoluções ou apenas revisar o volume vendido e comparar os lucros.

Esses dados, após uma análise realizada com conhecimento do mercado, bem como do propósito e objetivos da empresa, permitem determinar se o objetivo proposto foi alcançado. Ao mesmo tempo, permitem determinar se há pontos para melhorar os processos.

Os sistemas de gestão empresarial inteligentes procuram tornar mais fácil para você comparar os dados, apresentando-os visualmente com gráficos, mapas e outros elementos.

Dependendo da solução selecionada, ela terá certas funções adicionais e permitirá maior flexibilidade na obtenção dos dados para visualização.

Mas voltamos à questão original: o sistema integrado de gestão empresarial é realmente útil?

A resposta é sim.

Quer seja uma micro, PME ou empresa multinacional, as ferramentas dos sistemas de gestão empresarial podem ajudar a melhorar o seu desempenho. 

Como essas ferramentas têm um custo acessível para quase todos os negócios, é um desperdício não aproveitá-las e integrá-las às operações da sua empresa.

Usando uma ferramenta de business intelligence, você pode visualizar e comparar informações de várias fontes de dados sem perder tempo compilando os dados. Ao mesmo tempo, você pode selecionar quais variáveis ​​visualizar em um determinado período, permitindo que você analise macroscopicamente a situação da empresa ou indague detalhes mais específicos. 

Não perca mais tempo ou dinheiro fazendo tudo manualmente, adquira um sistema integrado de gestão empresarial hoje mesmo.